Cultivos de Huerta Horta

Como plantar lindas rosas em casa

O artigo de hoje será do interesse de leitores teimosos, determinados e persistentes. Por quê? Porque você decidiu cultivar uma rosa de uma muda em casa, e não de um arbusto da dacha de um vizinho, mas de um buquê apresentado. Avisemos desde já, este é um processo em que, muito provavelmente, haverá mais fracassos do que vitórias. Mas, você vê, o mais valioso é o sucesso.

OMO FAZER UMA ROSA CRESCER A PARTIR DE UMA MUDA: ESCOLHENDO A FLOR CERTA

Existem duas opiniões opostas sobre a questão do enraizamento das rosas de um buquê. Alguns acreditam que isso é impossível, outros prevêem 100% de sucesso. A verdade está em algum lugar próximo, mais precisamente no meio.

As maiores chances de um talo de rosa brotar é se você cortá-lo em algumas horas e o arbusto doador crescer naturalmente, ou seja, nenhum produto químico foi aplicado nele.

Se você decidir cortar uma flor comprada, considere as seguintes recomendações:

  • Para que as flores resistam ao transporte, quando crescidas, são adicionadas ao solo substâncias que retardam seu amadurecimento. É improvável que seu sistema radicular se desenvolva. As flores cultivadas em estufas locais contêm menos produtos químicos.
  • Variedades de Borgonha, roxo escuro e laranja se enraízam bem. Estacas de rosas brancas e amarelas não germinam.
  • Não o botão, mas o caule da flor deve ser fresco: elástico, denso, tom verde escuro uniforme.
  • Rosas exóticas, mesmo cultivadas localmente, não podem ser enraizadas. O código genético das variedades bicolores, lilás ou lavanda, foi tão alterado que só podem ser reproduzidos por clonagem, não por estacas.
  • Examine os botões dos entrenós – os locais de onde as folhas crescem. Devem ser de cor verde claro, sem escurecimento. Se o botão está aumentado e um broto apareceu a partir dele, a seção do caule não é adequada para enxertia. O herdeiro absorverá todos os nutrientes e as raízes não receberão nada.

Para iniciantes, recomendamos o cultivo de rosas cor de rosa da seleção russa de estacas . Quanto mais escuro for o tom, mais chances de sucesso.

COMO EXTRAIR UM TALO DE ROSA DE UM BUQUÊ EM CASA

Quando as flores doadoras são selecionadas, passamos para o mais importante – as mudas. Examine as flores e escolha as mais adequadas. Prepare o máximo de “crianças” possível, então pelo menos uma irá brotar.

COMO ESCOLHER E PREPARAR UM TALO DE ROSA

Você avaliou os botões no caule e selecionou o certo. Agora, com uma faca afiada, bisturi ou podador, corte a parte inferior do caule, recuando 1-1,5 cm do entrenó. A tesoura não pode ser usada, pois as lâminas irão comprimir os capilares da flor e danificar a casca. O corte pode ser feito em linha reta ou em um ângulo de 45 graus. Deixe 3 botões no caule, recue 1 cm do topo e corte do resto do caule.

Galhos com folhas crescem a partir dos entrenós. Exclua todos, exceto um. Normalmente, existem várias folhas em um galho. Eles também precisam ser cortados, deixando no máximo dois. O excesso de folhagem tira a nutrição e, se você removê-la completamente, a fotossíntese, necessária para o desenvolvimento da planta, cessa.

Várias estacas podem ser cortadas de uma haste. O principal é que não está danificado e fresco.

PLANTAR UM CORTE DE ROSA: REGRAS BÁSICAS

Um pequeno vaso é adequado para o cultivo. Algumas pessoas usam um vidro plástico transparente, mas a luz faz mal para as raízes, elas precisam de escuridão para crescer.

Compre drenagem e solo universal, de preferência com uma porcentagem maior de turfa ou areia. Na fase de germinação das mudas, o solo nutritivo não é adequado: a deficiência nutricional provoca o desenvolvimento das raízes, que começarão a crescer para encontrar um meio nutritivo. O solo de um jardim ou de uma rua também não funcionará. Pode haver bactérias nele que irão destruir o processo.

Antes de plantar a muda, mergulhe-a em um estimulante de crescimento de raízes, por exemplo, “Kornelux” ou “Kornevin”. Não é necessário molhar o corte com água previamente, basta a umidade que saiu durante o corte.

Com um pedaço de pau ou qualquer outro objeto, faça uma depressão no solo, plante um talo de 2 a 2,5 cm e aperte o solo ao redor. O rim inferior deve estar no solo. Não é necessário furar o talo sem fazer um furo – o estimulador será apagado e o corte será ferido novamente.

Jardineiros experientes recomendam remover o solo não com água, mas com Fitosporin-M. É um agente microbiológico que protege a planta das bactérias, aumenta a sua imunidade e promove o crescimento.

A última etapa no cultivo de uma rosa a partir de mudas é criar uma umidade confortável. Para fazer isso, use uma garrafa de plástico cortada com o diâmetro correto. Corte-o pela parte inferior e desparafuse a tampa para ventilação.

A condensação se formará nas paredes do recipiente – isso é normal, você não precisa tocar na garrafa.

Coloque o talo onde a luz é difusa e a temperatura é de 22-25 ° C. Com um resultado favorável em 6-7 semanas, ele germinará. Você aprenderá sobre isso quando vir um novo processo do rim. Se você decidir plantar uma rosa no campo ou no jardim, só poderá fazer isso no ano seguinte. O talo ainda está muito fraco para o inverno ao ar livre.

Cultivar rosas a partir de estacas é uma atividade fascinante, semelhante a um experimento científico: o resultado exato é imprevisível e depende de quanto todas as pequenas coisas são levadas em conta. Mas você vai dar à luz uma pequena vida nova, criar sua própria rainha das flores, que se tornará uma decoração do jardim.

Para rosas “mães” frescas, venha para Seven-Flower. Temos entregas semanais, portanto, as chances de cultivar rosas com sucesso a partir de mudas em casa aumentam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *