Horta

Como plantar couve em pequenos espaços: passo a passo

Existem muitas variedades de couve, com diferentes cores e formas. Os mais utilizados para consumo animal e humano são couve-manteiga e a crespa. Por outro lado, a couve ornamental é utilizado para decoração devido ao padrão das folhas.

A couve pode ser cozinhada, refogada ou mesmo comida crua, principalmente quando as folhas são jovens. Os vegetais são os protagonistas da salada de folhas e também podem dar sabor a omeletes, tortas e sucos.

Neste artigo, explicamos as instruções passo a passo para o cultivo de couve no jardim. Desejo a você uma boa leitura!

Preparação do terreno

No cultivo da couve no jardim, escolha um local onde o solo seja solto, plano e não acumule água.

Prepare as camas alocando espaço na “rua”. Limpe e nivele o terreno com a ajuda de uma enxada.

O primeiro passo para o cultivo da couve é preparar o solo, que deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

Couve em vasos

Para plantar em vasos ou vasos de flores, prepare-se para misturar com a camada superficial do solo, húmus de minhoca e areia de plantio na proporção de 1: 1: 1. Mexa bem.

Escolha um vaso que tenha pelo menos 20 centímetros de profundidade. Use argila expandida ou cascalho (pedra de construção) para fazer uma camada de drenagem. Em seguida, adicione a mistura preparada alguns centímetros antes da borda.

Coloque a muda da couve no centro do vaso, fixe-a manualmente e espalhe terra ao redor. Depois disso, regue generosamente.

Como cultivar couve? Passo a passo

Use sementes ou brotos retirados de plantas adultas para o plantio.

A gema cresce a partir da gema axilar do caule principal e, quando crescer mais de 20 cm, será retirada da base da planta. Os brotos laterais do repolho podem criar raízes facilmente em solo úmido.

Coloque as sementes em um canteiro de vegetais, vaso ou canteiro em solo com 1 cm de profundidade.

No jardim, o espaçamento varia com as espécies e condições de cultivo, mas o espaçamento geral entre linhas é de 50 cm a 1 m, e o espaçamento entre plantas é de 25 a 50 cm. No canteiro de sementes, 3 a 4 sementes são colocadas em cada célula.

Use um aspersor para regar e mantenha a sombra na metade. A germinação ocorre dentro de uma ou duas semanas. Depois que as mudas crescerem 4 ou 6 folhas e mais de 10 cm, elas podem ser transplantadas para um ponto fixo.

Execute este procedimento em um dia nublado ou chuvoso e, em seguida, faça a irrigação.

Rega

A couve gosta de solo úmido, mas não acumulam água.

Clima

Couve é um vegetal que se desenvolve melhor em climas amenos ou frios.

Se as plantas forem bem desenvolvidas, algumas espécies podem sobreviver até mesmo em temperaturas de -10ºC ou até altas temperaturas.

Em áreas com climas amenos, a couve cresce durante todo o ano e cresce bem. Mas é recomendável evitar o plantio no inverno rigoroso

Em altas temperaturas, o repolho reduz o seu crescimento e a qualidade das folhas produzidas, que são pobres em tamanho, aparência e sabor.

Luminosidade

O cultivo deve ser realizado em condições de forte iluminação e luz solar direta. No entanto, na estação quente, é necessário fornecer sombra parcial.

Podas da couve

Se a cultura for muito alta, corte as pontas do caule principal para promover o desenvolvimento de ramos laterais.  Dessa forma, as plantas têm uma altura mais adequada para o manuseio e a colheita.

Observe que, ao excluir ou limitar o número de ramos laterais, o crescimento das folhas no caule principal pode ser estimulado.

Quando e como colher a couve

A colheita das folhas do repolho geralmente começa 10 a 16 semanas após o plantio.

As plantas jovens podem colher folhas, mas isso prejudicará o crescimento das plantas.

Evite colher as folhas durante a época mais quente do dia e deixe pelo menos 5 folhas novas no caule. Nas condições certas, a couve pode ser produzida por vários anos sem replantio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *