Horta

Como enfeitar a sua janela com lindas flores

É possível desfrutar da beleza do seu próprio jardim de flores, agradando os olhos com cores, não só sem sair da casa de campo, mas também sem sair do apartamento? Uma resposta positiva é perfeitamente possível se você organizar um canteiro de flores elegante no parapeito de uma janela externa. O dispositivo de tal minijardim não requer grandes despesas e muito tempo, mas irá deliciar os olhos durante todo o verão. Você aprenderá sobre o que é necessário para um jardim de flores na janela, como escolher as plantas e cuidar delas, lendo o artigo.

Como escolher plantas

Para fazer amizade com as flores, você deve conhecer seus gostos e preferências: algumas amam o sol quente, outras gostam de sombra.

Suas janelas estão voltadas para o sul? Preste atenção às plantas que gostam de luz, por exemplo, petúnias ampelosas ou de flores pequenas. O pelargônio zonal, um parente do gerânio, que floresce antes da geada, tolera perfeitamente o sol direto. Enraíza-se bem no lado sul do alyssum do mar, formando arbustos arredondados com muitas flores pequenas, brancas (Tiny Tim), roxas (Violet Koning) ou rosadas. Algumas de suas variedades florescem em maio, outras, como Esther Bonnet, florescem em julho.

Esta trindade pode ser plantada individualmente ou em combinação em qualquer ordem. Calêndula e malmequeres também estão entre os amantes da luz, e a calêndula não é apenas muito despretensiosa, mas também floresce da primavera à neve.

Para janelas com iluminação difusa, outra trindade pitoresca é adequada: gerânio, lobélia e fúcsia. As flores de lobélia azul ficarão impressionantes ao lado de gerânios brancos ou fúcsia roxa. O gerânio floresce de maio a julho, a lobélia de maio ao final de outubro, a fúcsia de maio a novembro. Os amores-perfeitos familiares e as hortênsias exuberantes amam a luz difusa: variedades desta última como “Europa” (flores azuis) e “Sensação vermelha” são adequadas para crescer na janela.

Mas e se as janelas estiverem viradas para o norte e o sol, em princípio, não existir lá? Em primeiro lugar, não se aborreça e, em segundo lugar, plante bálsamos, mimulus (batom) e begônias, que florescerão até o início do inverno.

Nós criamos um jardim de flores

Tendo decidido as plantas, escolhemos recipientes para elas: floreiras de balcão , vasos ou vasos separados. Cada opção tem suas vantagens: por exemplo, um canteiro de flores inteiro cabe nas caixas, há orifícios de drenagem nos vasos suspensos para evitar a estagnação da água e as flores em vasos podem ser facilmente reorganizadas de um lugar para outro. Ao mesmo tempo, não se recomenda simplesmente colocá-los no peitoril da janela nem mesmo no primeiro andar: basta uma forte rajada de vento ou trovoada para que os vasos caiam e as plantas sofram. A melhor garantia de segurança serão os suportes para vasos de flores  ou os suportes para caixas de varanda, em metal.

Suporte metálico figurado para panela pendurada

Suporte metálico para vaso de flores largo

     

Suporte metálico figurado para pote

Os materiais mais comuns para floreiras são madeira e plástico, para vasos – cerâmica e plástico. Dada a grande variedade de seus modelos e cores, você só pode dar recomendações gerais para a seleção e colocação.

Caixas, potes e potes devem:

  • Ter pelo menos 20-25 cm de largura e pelo menos 25 cm de profundidade.
  • Harmonize na cor com as plantas que florescem nelas.
  • Combine o estilo com a janela e a casa como um todo: as caixas de madeira vão para prédios antigos e casas de campo, as caixas de plástico vão para estruturas ultramodernas de vidro e concreto.
  • Combine a largura da janela.
  • Posicionado de forma que qualquer uma das extremidades possa ser facilmente alcançada com a mão.

Além disso, os cabides para vasos de flores não devem interferir na abertura de uma janela ou no movimento da varanda, e as gavetas não devem ser muito baixas.

O solo é selecionado para as plantas: por exemplo, o pelargônio, como o gerânio, adora solo ligeiramente ácido. A drenagem é colocada no fundo da panela ou caixa, após o qual a terra é derramada, mas não até a borda, caso contrário, ela será lavada durante a rega. Ao plantar plantas, é necessário aderir ao princípio das plantas multicamadas (as plantas mais longas são adjacentes à janela, seguidas por “camponeses do meio”, e da borda são raquíticas e / ou plantas suspensas), ou para pegar plantas da mesma altura. Ao mesmo tempo, você não deve plantar as sementes muito amontoadas: quando as mudas se esticam, elas vão sombrear umas às outras e atrapalhar o crescimento.

Às vezes surge a pergunta: qual é a melhor maneira: compre caixas / vasos de flores prontos ou faça você mesmo a partir de meios improvisados? A experiência mostra que os recipientes feitos por você mesmo são quase sempre inferiores em beleza aos recipientes prontos. Além disso, se você comprar materiais para eles, em termos de custo, eles diferem ligeiramente dos acabados, ou seja, e não há economia de custos.

É muito mais sensato comprar tudo o que você precisa em uma loja online especializada, onde existem sementes, fertilizantes, solo e todos os tipos de vasos, potes e caixas. Além disso, são oferecidos aos jardineiros sofisticados estandes confeccionados com materiais modernos para camarotes com e sem iluminação, além de suportes.

Sutilezas de cuidado

Uma vez que plantas despretensiosas e resistentes são geralmente selecionadas para um minicanteiro de flores, cuidar delas se resume a regar, alimentar periodicamente e eliminar inflorescências e folhas murchas, e regar é o mais importante. Algumas plantas, por exemplo, fúcsia e petúnia, requerem rega abundante diária, e a petúnia é regada até 2 vezes por dia em calor intenso. Mas o pelargonium e o alyssum, ao contrário, são resistentes à seca, não suportam o excesso de água e só precisam ser regados quando o torrão de terra seca.

É claro que em uma caixa deve haver flores com o mesmo regime de rega. Os cultivadores novatos são fortemente encorajados a escrever algo como um cronograma e verificá-lo todos os dias (esse cronograma, a propósito, será útil mesmo se, após sair de férias, você transferir o cuidado temporário das flores para a família ou amigos). A água deve estar estabilizada e em temperatura ambiente.

O cuidado adequado garantirá as propriedades saudáveis ​​e decorativas das plantas.

A primeira alimentação das plantas é realizada quando elas estão bem enraizadas, ou seja, 5-6 semanas após o desembarque. Em seguida, a alimentação com fertilizantes líquidos é repetida a cada 10 dias.

Para combater as pragas – pulgões, tripes, ácaros – eles usam métodos populares (pulverização com uma infusão de cebola, alho, pó de tabaco ou uma decocção de mil-folhas) e preparações especiais. Para perceber o problema na fase inicial e agir, é necessário inspecionar as flores pelo menos uma vez por semana.

Período outono-inverno

Não importa por quanto tempo as plantas desabrocham nas caixas, chega o momento em que a extravagância das flores termina e apenas o solo permanece. De novembro a abril, não há flores frescas do lado de fora da janela, e os proprietários do mini-jardim têm 3 opções:

  • limpe completamente o peitoril da janela, levando os vasos e vasos para o apartamento. É o mais simples, mas é necessário ter um local para guardar vasilhas com terra, e uma janela vazia parece triste;
  • coloque plantas artificiais em caixas, por exemplo, hera artificial ou videira;
  • decore-os dependendo da estação e do feriado: no outono, uma decoração feita de bolotas artificiais, maçãs, folhas de plástico vermelhas ficará bem, no inverno – de ramos de abeto e flocos de neve.

Em dezembro, você pode decorar as caixas com guirlandas, inclusive de LED, e uma estatueta do Papai Noel, e não retirar essa decoração até o dia 20 de janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *