Horta

Como cultivar morangos em 5 etapas

Morangos gostam de crescer em climas quentes, e setembro é o melhor mês para cultivar esta variedade em todas as regiões do Brasil! Pode trazer um toque especial a sobremesas diversas. Além das delícias, também tem nutrição.

Cultivar morangos em casa ou no apartamento não requer muita prática ou conhecimentos avançados. Eles se espalham quase por conta própria, produzindo rapidamente novas mudas. Que tal tentar?

1. Onde plantar os morangos

Os morangos podem ser cultivados em vasos de flores, vasos de flores, cestos ou canteiros de flores e requerem solo sempre úmido e bem nutrido. O ideal é um vaso ou canteiro com profundidade de 25 cm a 30 cm, com espaçamento entre plantas de cerca de 35 cm a 40 cm.

2. Como cultivar

O solo mais adequado é o argiloso arenoso, com boa drenagem e rico em matéria orgânica. O solo deve ser muito fértil, então você pode misturar solo vegetal com algum composto orgânico ou húmus de minhoca. Para obter nutrição suficiente para os seus morangos, use Fertigarden uma vez por mês!

Ao plantar, cave um buraco com cerca de 0,5 cm de profundidade e coloque três sementes nele. Se você optar por plantar mudas, certifique-se de que metade do caule esteja no chão. Isso evita a dificuldade no nascimento de novas folhas, que pode ocorrer quando a cultivar é plantada muito profundamente.

3.Transplante da muda

Da base do morango, os estolões crescem como mini braços (estolões / estolões), ficam longe das plantas principais em busca de espaço de crescimento! Ao encontrarem solo úmido, eles enraizarão e farão crescer outra muda. Com ele, você pode multiplicar seus morangos rapidamente. Quando a planta começar a criar raízes, você pode cortar o caule que está conectado à planta-mãe (base) e plantar outro vaso de morango na oportunidade.

As mudas quase não sofrem estresse durante o transplante, mas deve-se ter cuidado ao transportá-las para protegê-las do vento e da luz solar. Para isso, você pode transportar as mudas e proteger as raízes com um saco ou pano úmido. Também é importante separar umas das outras. Note que as folhas velhas e doentes devem ser removidas antes do transplante. Não é recomendável aparar as raízes, porque a ferida é fácil de infectar animais indesejáveis ​​e doenças!

4. Cuidados

Os morangos crescem bem em locais com climas subtropicais e temperados, com temperaturas que variam de 13ºC a 26ºC. Portanto, é ideal para cultivar em plena luz do sol. Eles são vulneráveis ​​a golpes ou ventos fortes, assim como suas flores não suportam geadas, granizo e chuva forte. Nessas ocasiões, você pode protegê-los colocando-os dentro de casa ou cobrindo as plantas.

Deve-se enfatizar que o morango não deve estar em contato direto com a terra. Na verdade, é por isso que são muito adequados para o plantio em vasos, porque têm ramos pendentes. Você também pode plantá-los em sacos de plantio na fazenda, ou cobrir o solo com plástico.

Isso pode proteger o morango do contato com o solo, evitar a ocorrência de fungos e a entrada de plantas invasoras, evitar que impurezas afetem a qualidade e encurtar o prazo de validade após a colheita! Outra opção é cobrir o solo com cascas de pinheiro, cascas de arroz ou palha, o que também evita que os morangos toquem no chão e apodreçam.

5. Hora de colher

Após o plantio, você pode começar a colher morangos em cerca de dois meses (60 a 80 dias)! Se demoram mais para nascer, não se preocupe, pode ser por causa do clima da sua região. O nosso conselho é colhê-los logo que amadureçam (muito vermelhos), de preferência em dias quentes e ensolarados, quando o calor torna o sabor mais intenso!

Que tal tentar cultivar morangos em casa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *