Consejos Cultivos de Huerta Horta Huerta

Como cultivar hortelã-pimenta em uma panela

A hortelã-pimenta é uma planta aromática muito popular para uso na gastronomia e na fabricação de perfumes. Muita gente confunde com menta, uma vez que ambas têm um aroma intenso e fresco e até são utilizadas indistintamente no preparo de doces e gelados. Isso é normal, pois a hortelã-pimenta, cujo nome científico é Mentha spicata, é uma espécie do gênero Mentha.

Cultivo de hierbabuena en maceta 1

Com a proliferação das hortas urbanas, o uso e o cultivo da hortelã-pimenta se multiplicaram. Isso se deve, sobretudo, ao fato de ser uma planta que oferece múltiplas vantagens. Entre eles estão:

  • Serve como repelente natural para mosquitos e outros parasitas.
  • Perfuma a área onde se encontra, oferecendo um aroma constante e natural, evitando reações alérgicas das pessoas com quem convive.
  • Se prepararmos infusões com suas folhas, obtemos um caldo com o qual combateremos os problemas de digestão, a inflamação do fígado, os gases e a sensação de dor. Se adicionarmos azeite a esta infusão, obteremos uma pomada para tratar queimaduras e cãibras musculares.
  • Acrescenta aroma e sabor aos pratos em que é utilizado, tanto frescos como secos.

 

Cultivo de hierbabuena en maceta 2

Antes de cultivar a hortelã-pimenta, devemos ter em mente que é uma planta de clima temperado que atinge um metro, ou um metro e meio de altura, embora se adapte ao ambiente em que se encontra, seja ele um vaso ou um jardim, por isso. está em nossas mãos que atinge um comprimento maior ou menor. Claro, o pote deve ser grande ou ter uma varanda para que seus guias possam ir longe.

Além disso, para cultivar hortelã-pimenta em uma panela, devemos levar em consideração as seguintes premissas:

  • Devemos plantar a hortelã-pimenta no início da primavera, quando a temperatura e a umidade favorecem o desenvolvimento das plantas.
  • Podemos plantá-la a partir de mudas de outras plantas ou usando sementes. Se optarmos pelas mudas, antes de plantá-las devemos mergulhá-las na água e esperar que criem raízes.
  • O pote deve ter um buraco no fundo. Se não trouxer, devemos fazê-lo antes de plantar nossas sementes ou mudas, pois é a única forma de garantir a drenagem da irrigação. Se a água não sair, o excesso de água vai se acumulando e as raízes vão apodrecer.
  • Prepararemos o vaso enchendo metade dele com terra argilosa, que é o tipo de solo que mais te beneficia. Nela colocaremos uma pequena camada de substrato para as plantas e nossas mudas. Se vamos optar por sementes, esta camada deve ser um pouco mais grossa e colocaremos nossas sementes com meio dedo de profundidade.
  • Colocaremos nosso vaso em um local parcialmente sombreado, pois embora a planta tolere bem o sol, é melhor não expor a altas temperaturas ou aos raios diretos das horas centrais do dia. Se vamos plantar no jardim, esse local deve ter as mesmas características de luz e temperatura.
  • A irrigação deve ser constante, embora não excessiva. É melhor regá-lo duas vezes ao dia quando está muito quente. Devemos ter certeza de que a terra está úmida, mas não excessivamente.
  • Controlando o crescimento da hortelã-pimenta
  • Para que não se espalhe muito pelo jardim ou terraço, podemos cortar os seus ramos de hortelã-pimenta à medida que crescem. Se os deixarmos secar, obteremos hortelã seca de alta qualidade para os nossos pratos e podemos até preparar sacos de perfume para os nossos armários.
  • A planta floresce no início do outono. Se deixarmos secar, teremos sementes para a próxima colheita.

Cultivo de hierbabuena en maceta 3

Embora estejam ao ar livre, as plantas de hortelã-pimenta podem sobreviver no inverno se as mantivermos em um local iluminado e com uma temperatura confortável. Nesse sentido, as janelas da cozinha são ideais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *