Horta

Aprenda com cultivar pimentão: passo a passo

Os pimentões são um grupo de cultivares da espécie Capsicum Annuum. É um tipo de pimenta doce, que não contém capsaicina e outras substâncias da capsaicina, que irão produzir a sensação de queimação característica da pimenta malagueta.

Pimentas maduras são vermelhas na maioria das variedades, mas também existem variedades que possuem frutas de várias outras cores, como laranja, amarelo, branco, roxo escuro e marrom chocolate.

A cultivar Permagreen é uma exceção, pois o fruto permanece verde mesmo quando totalmente maduro.

O tamanho e a forma dos frutos também são diferentes, pois algumas variedades possuem frutos menores ou maiores, e também apresentam formas mais quadradas, cônicas ou retangulares.

Cultivo de pimentas: passo a passo

As sementes de pimenta podem ser colocadas na última posição. Porém, como as mudas são muito frágeis, recomenda-se plantá-las em sementes, copos ou sacos plásticos ou sacos de papel.

As sementes devem estar a cerca de 0,5 (meio) centímetro de profundidade no solo e geralmente leva de 1 a 3 semanas para germinar.

Quando as mudas de pimenta atingem uma altura de cerca de 10 cm, o transplante é concluído para a posição final.

O espaçamento recomendado entre linhas de plantio é de 80 a 120 cm, e o espaçamento de plantio é de 40 a 60 cm, dependendo das condições de crescimento.

Clima e luz

O clima ideal para o cultivo de pimentas é quente e úmido, com temperaturas entre 21 ° C e 30 ° C.

Embora os pimentões cresçam melhor em climas quentes, temperaturas acima de 30 ° C reduzem o número e o tamanho da fruta.

Em climas mais frios, os pimentões podem ser cultivados nos meses mais quentes. Também é comum cultivá-lo em uma estufa. Os pimentões crescem melhor sob condições de alta luminosidade e luz solar direta.

Solo e rega

O solo ideal deve ser leve, profundo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Quanto ao pH do solo, o pH ideal está entre 5,5 e 6,8.

Irrigue conforme necessário para manter o solo úmido. No entanto, não importa onde seja cultivado, não pode ser encharcado de forma alguma.

Cultivo de pimentas em vasos

Os pimentões podem ser plantados em vasos, a profundidade e o diâmetro do vaso devem ser de pelo menos 35 cm.

É importante lembrar sempre de eliminar as plantas invasoras que competem por recursos e nutrientes. Se a planta ou seus galhos caírem, coloque a planta para evitar que a fruta toque o solo.

Use estacas de pelo menos 3 pés de altura e amarre cuidadosamente as plantas às estacas à medida que as plantas crescem. Outra opção é usar arame farpado.

Quando colher os pimentões

De modo geral, a colheita dos pimentões começa 12 a 16 semanas após o plantio e pode durar vários meses.

Os pimentões podem ser colhidos quando estão bem desenvolvidos, mas ainda verdes ou maduros. O pimentão é geralmente cultivado como planta anual, mas é uma planta perene de vida curta que pode dar frutos por vários anos nas condições certas.

1 Comment

  1. Gosto muito do pimentâo sempre tenho na salada estou cultivando ele embora a seca esta nos judiando aqui no Sul mas vamos lutar obrigado pela infomaçâo do cultivo da planta foi muito util para min.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *